Projetos

Grupo de Micrometeorologia


Projeto Camada Limite Planetária em Superfícies Complexas

A camada limite planetária é a região turbulenta da atmosfera adjacente à superfície onde está localizada a maior parte da atividade humana. O atual estágio do conhecimento da turbulência impede que os processos micrometeorológicos presentes na camada limite planetária (CLP) sejam descritos através de uma única teoria universal, com detalhe suficiente para aplicações meteorológicas, ambientais e tecnológicas. Este projeto tem como objetivo estabelecer uma metodologia de investigação da camada limite planetária sobre regiões com topografia complexa e ocupação do solo heterogênea, através do emprego de diferentes modelos numéricos (LES, MFSO, TVM) e experimentos de campo da camada limite atmosférica que irá permitir um avanço no entendimento dos processos turbulentos da CLP. Será investigada a CLP sobre três tipos de região: (a) urbana, representada pela Região Metropolitana de São Paulo, (b) rural, representada por Iperó e (c) marítima, representada pela CLP sobre o Oceano Atlântico. Na região urbana também serão realizadas estimativas da emissão de monóxido de carbono para quantificar o transporte deste poluente na CLP. A participação de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Espírito Santo e Universidade Estadual de Maringá tem objetivo de promover o intercambio regional e a transferência dos conhecimentos acumulados na área de micrometeorologia aonde existe grande carência de pesquisadores, facilitando também a transferência dos resultados deste estudo para as áreas urbanas de Vitória, Rio de Janeiro e Maringá.

Publicações associadas ao projeto

Marciotto E.R., 2008: Estudo da influência de um dossel urbano sobre o balanço de energia na superfície e implicações na estrutura vertical da camada limite atmosférica. Tese de Doutorado. Departamento de Ciências Atmosféricas, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil, 120 pp.

Codato G., 2008: Simulação numérica da evolução diurna do monóxido de carbono na camada limite planetária sobre a RMSP com modelo LES. Dissertação de Mestrado. Departamento de Ciências Atmosféricas, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil, 94 pp.

Codato G., Oliveira A.P., Soares J., Marques Filho E.P. e Rizza U., 2008: Investigação do monóxido de carbono na RMSP usando LES. Anais do XV Congresso Brasileiro de Meteorologia, São Paulo, SP.

Codato G., Oliveira A.P., Soares J., Marques Filho E.P. and Rizza U., 2008: Investigation of carbon monoxide in the city of São Paulo using large eddy simulation. Proceedings of 15th Joint Conference on the Applications of Air Pollution Meteorology with the A&WMA, 88th Annual Meeting, 20-24 January 2008, New Orleans, LA (CDROM).