Laboratório de Interação Ar-mar

Grupo de Micrometeorologia

Plataforma FluTuA

Uma série de experimentos de campos são planejados para medir os fluxos turbulentos na camada superficial e perfis verticais dos parâmetros meteorológicos e oceanográficos no oeste do oceano Atlântico tropical (00°56’ N e 29°22`W). Os principais objetivos são caracterizar observacionalmente a interação entre a atmosfera e o oceano em micro, meso e macro escala para calibrar modelos numéricos.

Arquipélago São Pedro e São Paulo

Os fluxos da camada limite serão determinados por uma torre instrumentada localizada no Arquipélago São Pedro e São Paulo. Esta ilha esta localizada em oceano aberto a 1°N e aproximadamente 1100 km do continente.

 

O perfil vertical do vento , temperatura do ar e umidade relativa serão estimados por anemômetro, sensores de temperatura do ar e umidade relativa. Estes sensores serão dispostos em 3 níveis a 10 metros de altura, igualmente distanciados, e na escala logarítmica.

 

As medidas turbulentas serão medidas usando um anemômetro sônico e higrômetro.

Os dados coletados terão muitas aplicações, como calcular o balanço de energia sobre o oceano, estimar a tensão do vento, validade e calibração oceânica e modelos numéricos atmosféricos. O perfil vertical do vento, temperatura do ar e sônico e higrômetro.